Stand da SAF na Expoema leva agricultores e atrai visitantes

Acessar fotos
15/09/2022

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), esteve presente na 62ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que foi realizada no período de 4 a 11 de setembro no Parque da Independência, em São Luís.  

 

A Expoema é um evento de grande relevância para o estado e contribui para fortalecer os setores da agricultura e pecuária maranhense.  

 

A SAF participou do evento levando várias atividades como exposições de sementes crioulas, do sistema integrado de produção, demonstração de análise de solos com o Fertmóvel, atendimento do Acelera Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a comercialização de produtos da agricultura familiar.  

 

Durante os oito dias de Expoema, agricultores familiares de 10 municípios levaram produtos da agricultura familiar. Assentados da reforma agrária, quebradeiras de coco babaçu, assentamentos federais, quilombolas e agricultores familiares, por meio de 14 empreendimentos da agricultura familiar, comercializaram o valor total de R$ 32.733,00. A Expoema proporcionou uma renda a mais aos trabalhadores do campo.

 

Ivoneide Moreira, da comunidade quilombola Matões dos Moreiras, localizada em Codó, expôs no stand da SAF joias feitas com sementes. “Os jovens da nossa comunidade produzem as peças e eu trouxe para comercializar na Expoema. O dinheiro da venda será repassado ao grupo que confeccionou as biojoias, como forma de incentivar ainda mais nossos jovens a continuarem produzindo essa joias.”

 

Seu Nilson Souza é artesão de São Luís e colocou em exposição o artesanato em madeira. Pilões, fruteiras, porta chapéu, xícaras feitas de coco babaçu e outros artigos decorativos foram os itens expostos pelo artesão. “A Expoema é uma oportunidade muito boa para mostrar a arte em madeira.”

 

Do município de Humberto de Campos, o apicultor Jomar Moraes comercializou vários tipos de mel, dentre eles, o mel de tiúba e o mel com pimenta. “Uma das novidades que trouxemos foi o mel de pimenta, que acompanha muito bem em vários pratos. A Expoema é um local para trazer novidades na área da agricultura e esse mel se encaixa muito bem nisso.”

 

Quem visitou o espaço da SAF na Expoema também teve acesso ao Fertmóvel, que é um laboratório móvel de análise de solos. Além disso, os visitantes puderam entender e vivenciar de perto como funciona um sistema agroecológico integrado com horta, criação de peixes, criação de galinhas, minhocário, compostagem e frutíferas.

 

Na ocasião, foram expostos produtos e maquinários que a SAF faz doação ou cessão de uso, como trator, correntinha, moto cultivador, roçadeira e forrageira.

 

No decorrer dos dias, foram realizadas doações de mudas de jambo, ipê, açaí, jiló, pimentinha, alface, couve e maxixe, bem como, a realização de capacitações de criação de Aves Caipira e cultivo de mandioca e seus derivados.

 

A Expoema também contou com um plantão de tirar dúvidas e palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os agricultores familiares que estão com pendências na inscrição de seu imóvel.

 

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Diego Rolim, a participação da SAF na Expoema será importante para incentivar ainda mais o setor agrícola do estado. "Temos várias demonstrações da agricultura familiar, como a comercialização de produtos e exposição de sistema de produção. A agricultura familiar presente para mostrar que essa atividade move a economia e gera renda", pontuou.