SAF participa da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Parnarama

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), participou da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no município de Parnarama, nesta quarta-feira (27). A secretária adjunta de Biodiversidade e Tecnologias Sociais da SAF e presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Marileide Costa, representou o secretário da SAF, Bira do Pindaré.
Na ocasião, a secretária adjunta Marileide Costa ministrou a palestra magna sobre Transformação Agroecológica dos Sistemas Alimentares., tema importante e um dos eixos que integram as discussões na Conferência Nacional.
O evento reuniu mais de 120 participantes em debates que resultaram em 24 propostas para fortalecer a agricultura familiar, com foco em mulheres, juventude e etnodesenvolvimento. A conferência contou com a participação de quilombolas dos territórios Brejo de São Félix, Cocalinho e Guerreiro, além disso, na oportunidade, a SAF fez a entrega de um kit de irrigação e uma forrageira ao Quilombo Brejo de São Félix, visando fortalecer a produção local dos agricultores familiares.
A etapa municipal realizada em Parnarama integra a etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que tem como objetivo construir uma agenda política estratégica capaz de responder aos desafios da transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural. O lema desta edição é: “O Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”.
A Conferência Estadual será realizada no mês de outubro, nos dias 29 e 30, na Fetaema, em São Luís. A secretária Marileide Costa afirmou que a Conferência representa a participação popular e social da população que lida com o campo.
"A Conferência é um espaço fundamental de participação social. Ao realizarmos as etapas municipais e territoriais, garantimos que cada comunidade rural tenha voz ativa na definição das prioridades para o desenvolvimento do campo. É a partir dessas escutas que vamos construir propostas sólidas e alinhadas à realidade de cada território,” destacou Marileide Costa.
Segundo o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a Conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva pela agricultura familiar e pelo desenvolvimento rural do Maranhão. "A Conferência representa um momento histórico de diálogo e construção coletiva. É a oportunidade de ouvir os trabalhadores e trabalhadoras rurais, lideranças comunitárias e gestores públicos para que possamos definir juntos os caminhos do desenvolvimento rural sustentável no Maranhão e no Brasil. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar e garantir dignidade e bem-viver para quem vive e produz no campo," disse secretário Bira do Pindaré.