SAF entrega certificados de conclusão de oficinas a agricultores de Araioses, Magalhães de Almeida e São Bernardo

Acessar fotos
21/02/2026

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou nesta semana a entrega de certificados de capacitação voltada a agricultores familiares beneficiados com o Programa Cisternas Familiares de 16 mil litros. Nesta etapa, foram certificados trabalhadores rurais dos municípios de Araioses, Magalhães de Almeida e São Bernardo. O momento foi marcado por reconhecimento, aprendizado e incentivo para quem faz a agricultura familiar acontecer todos os dias.

As capacitações representam a primeira etapa das ações previstas e contemplaram quatro eixos fundamentais: associativismo e cooperativismo; acesso a mercados institucionais; crédito rural; e implantação de quintais produtivos agroecológicos. A proposta é fortalecer o conhecimento técnico, incentivar a organização da produção e abrir novos caminhos para mais sustentabilidade, autonomia e geração de renda no campo.

Wellington Silva, do município de São Bernardo, foi um dos participantes dos cursos e destacou a importância da iniciativa, especialmente para os jovens da zona rural. “Achei muito interessante essa capacitação promovida pela SAF, que abordou vários eixos importantes. Fico feliz em ver nossos jovens participando, porque além da prática, tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento e visitar áreas de referência”, contou.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou que a ação reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar. “A entrega desses certificados representa mais que uma formação técnica. É um investimento direto nas pessoas, na organização da produção e na segurança hídrica das famílias rurais. Quando capacitamos nossos agricultores, garantimos mais autonomia, renda e qualidade de vida no campo. Esse é o papel da SAF: criar oportunidades e fortalecer quem produz o alimento que chega à mesa dos maranhenses”, afirmou.

Um importante destaque é que as ações de capacitação e implantação de tecnologias sociais de acesso à água fazem parte de proposições eleitas por meio da participação popular, durante as audiências do Orçamento Participativo, realizadas nos territórios, e também por votação popular na Plataforma Participa MA, no ano de 2024.

Como resultado desse processo democrático, duas regiões - Delta do Parnaíba e Timbiras - foram contempladas com recursos financeiros do Governo do Estado para a execução das ações do Orçamento Participativo 2024. Ao todo, seis municípios serão beneficiados: Araioses, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Magalhães de Almeida e São Bernardo. Cada município receberá 73 Cisternas Placas Familiares de 16 mil litros, destinadas a agricultores familiares.

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar segue firme no compromisso de fortalecer a agricultura familiar maranhense, garantindo a execução de ações e projetos que promovem segurança hídrica, produção sustentável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida no campo.