SAF E O SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO (SFB) REALIZAM CAPACITAÇÃO DO MÓDULO DE ANÁLISE DINAMIZADA DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL NO MARANHÃO

Na manhã desta quarta-feira (05), a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) deram início à capacitação do Módulo de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (AnalisaCAR), que será ministrada nos dias 5 e 6 de outubro.
O módulo da Análise Dinamizada do CAR foi desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, e visa dar maior celeridade à análise dos cadastros inscritos na base do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). A capacitação é direcionada aos técnicos do CAR.
O objetivo da capacitação é fazer com que o estado do Maranhão tenha autonomia na utilização do módulo e assim consiga dar continuidade no Processo de Regularização Ambiental do CAR.
O módulo realiza análise dos cadastros por lotes e de maneira automatizada, valendo-se de cruzamentos espaciais dos dados ambientais declarados com bases de dados temáticos, em conformidade com os parâmetros dispostos na Lei, resultando em maior celeridade, segurança e eficiência no processo de análise.
Para o secretário de agricultura familiar do estado, Diego Rolim, “a capacitação vai enriquecer o processo de aprendizagem, promovendo uma maior troca de experiências entre os técnicos e preparar eles para atuar de maneira mais efetiva, garantindo o cumprimento do Código Florestal Brasileiro.”, disse.
Essas agendas impulsionam a restauração florestal e possuem potencial de transformar a atividade produtiva mais sustentável e rentável, trazendo benefícios mútuos para o meio ambiente e sociedade.
Para o superintendente de biodiversidade, povos e comunidades tradicionais da SAF, Darlann Sousa, a capacitação do AnalisbaCAR é um passo essencial para avançar na agenda da regularização ambiental das propriedades rurais.
"O Sistema Florestal Brasileiro está ministrando essa capacitação para os técnicos da SAF, que é de extrema importância para nós, e isso demonstra mais uma vontade do governo do estado do Maranhão juntamente com a secretaria de Agricultura Familiar em melhorar o atendimento dos agricultores familiares e só vem engrandecer o nosso conhecimento técnico e melhorar e embasar o nosso trabalho de campo juntamente com a agricultura familiar", disse.
A capacitação foi ministrada pela equipe do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Marcela Eberius Mendonça, coordenadora Geral de Apoio aos Estados (SFB/MAPA); Patrícia Nara Bonetti Ribeiro, Analista de Requisitos (FEST); Rafael Alexandre Pena Borata, Analista de Geoprocessamento (FEST); Marcos Gurgel Rondo Monteiro, Consultor SFB/MAPA.