SAF e Cedrus participam de Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário pelo Maranhão

Nesta semana, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) estiveram presentes na realização das Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em diferentes regiões do estado.
No município de Miranda do Norte foi realizada a Conferência Territorial do Vale do Itapecuru, e contou com a participação ativa dos municípios de Anajatuba, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões, Miranda, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, Santa Rita e Vargem Grande. O encontro reforçou a importância do diálogo em busca de fortalecer a pauta da agricultura familiar e o desenvolvimento rural dos municípios. A equipe da SAF também participou das Conferências Territoriais do Cerrado Sul, no município de São Raimundo das Mangabeiras, e no território de Lençóis Munim, em Cachoeira Grande. Já na cidade de Santo Antônio dos Lopes, foi promovida a Conferência Municipal.
Todas as etapas, sejam municipais e territoriais, são etapas fundamentais para a etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que tem como objetivo construir uma agenda política estratégica capaz de responder aos desafios da transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural. O lema desta edição é: “O Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”.
A Conferência Estadual será realizada no mês de outubro, nos dias 29 e 30, na Fetaema, em São Luís.
Segundo o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a Conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva pela agricultura familiar e pelo desenvolvimento rural do Maranhão.
"A Conferência representa um momento histórico de diálogo e construção coletiva. É a oportunidade de ouvir os trabalhadores e trabalhadoras rurais, lideranças comunitárias e gestores públicos para que possamos definir juntos os caminhos do desenvolvimento rural sustentável no Maranhão e no Brasil. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar e garantir dignidade e bem-viver para quem vive e produz no campo," disse secretário Bira do Pindaré.
A secretária Adjunta e presidente do Cedrus, Marileide Costa, pontuou a presença das instituições nas etapas municipais e territoriais. “Estamos reforçando a importância desse espaço de diálogo sobre um dos setores mais essenciais para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão, nesta semana estivemos presentes em várias localidades e percebemos como os grupos estão envolvidos e engajados em prol da pauta rural e no desenvolvimento do campo. Vamos para a Conferência Estadual firmes e fortes com a participação de vários parceiros que vão somar na discussão por uma agricultura familiar cada vez mais ativa, participativa e geradora de riquezas,” destacou Marileide.