Sobre a Secretaria

Secretaria de Estado da Agricultura Familiar

 

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) foi instituída em 2015 para dar atenção àqueles que, por tempos, estiveram esquecidos e sem acesso às políticas públicas essenciais. Para efetivar a aplicação dessas políticas e dar melhores condições de vida ao agricultor e agricultora familiar, consolidou-se o Sistema da Agricultura Familiar (Sistema SAF), formado pela SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

O Maranhão tem pressa. Após décadas sem investimentos na área da agricultura familiar, desde 2015 o estado tem avançado como nunca na efetivação de diversas ações que culminam na valorização do campo, combate à pobreza e fome, geração de emprego e renda.

A garantia de assistência técnica tem um efeito positivo na melhora da produção dos homens e mulheres do campo. Acesso à terra, à água, facilitar o acesso à comercialização e transferência de tecnologias e conhecimentos, são alguns eixos importantes que o Sistema SAF vem investindo, fortalecendo e trazendo de volta a dignidade e esperança aos que estavam esquecidos. 

Através de nossas ações, estamos priorizando e potencializando para que os agricultores e agricultoras familiares tenham vez e voz, e que sejam parte da construção e usufruam desse estado que de fato, tem sido governado para todos.