SAF realiza entrega do Cadastro Ambiental Rural nesta quarta-feira (19), no interior do Maranhão

Acessar fotos
20/10/2022

A Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF) dando continuidade na entrega de recibos de CAR - Cadastro Ambiental Rural, realizou a entrega nos municípios de Turiaçu e Bequimão.

As entregas foram realizadas nesta quarta-feira (19), contemplando ao todo, 964 famílias. Em Turiaçu, foram 284 famílias beneficiadas, e em Bequimão, 680 famílias atendidas.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública.

Para o secretário de agricultura familiar do estado, Diego Rolim, “a entrega do CAR é uma importante conquista para os moradores dos municípios beneficiados, que poderão usar esse documento para comprovarem que suas terras estão sendo produtivas, e até para uso de financiamentos e assim movimentar a produção rural e econômica da comunidade”, comentou.

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.