SAF e Fida concluem a missão de inicialização do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável que irá beneficiar 80 mil pessoas

Acessar fotos
18/05/2023

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) concluíram nesta quinta-feira (18), a missão de inicialização do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages).

A missão reuniu a equipe das secretarias de Agricultura Familiar (SAF), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Meio Ambiente (Sema), Planejamento e Orçamento (Seplan), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras (Iterma). Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) também integraram a programação da missão.

O diretor do Fida no Brasil, Claus Reiner, destacou a importância da missão do Pages. "Esses três dias são essenciais para a expansão do projeto, pois é a iniciação da equipe e também dos colaboradores das agências que vão participar na execução do projeto, especialmente aqui, no Maranhão," disse Claus.

Ainda de acordo com Claus, "o Pages é um projeto importante para o Maranhão visando alcançar a área amazônica com investimentos e capacitações para que as populações locais produzam de maneira sustentável e, também, ter renda."

O secretário interino da SAF, Ricarte Almeida, afirmou que "a missão do Pages foi um momento importante de reunir as instituições parceiras desse grande projeto que é o Projeto Amazônico de Gestão Sustentável."

De acordo com o secretário, a missão foi esclarecedora. "Foi um momento de alinhar e nivelar o entendimento da complexidade do tamanho desse projeto. Então, a participação de todas as entidades parceiras foi o ponto positivo com informações esclarecidas e as dúvidas tiradas para executar o Pages."

A representante do Pnud, Ieva Lazareviciute, pontuou que "o início da missão, que capacita, explica e tira dúvidas, é essencial para começar corretamente e rapidamente o Pages. E, a partir daí, levar benefícios aos beneficiários das comunidades maranhenses."

Durante os três dias de missão, foram discutidos sobre vários temas pertinentes sobre o Pages. A programação contou com apresentação do Plano Operativo Anual (POA) de 2023 e acordos de colaboração necessários para a implementação do Pages e do POA.

Temas como planejamento e assistência técnica; focalização, gestão do conhecimento e comunicação; gestão financeira; aquisição e contratação; política anticorrupção e fortalecimento de cadeias de valor também foram discutidos pelos participantes.

Além destes pontos, foram apresentadas as políticas do Fida no combate ao assédio sexual e outros temas relacionados à gênero, juventude, nutrição e mudanças climáticas.

Pages

O Pages visa contribuir na preservação do bioma amazônico e fortalecer a agricultura familiar com implementação de projetos produtivos que garantam a segurança alimentar e nutricional, regularização fundiária, apoio produtivo por meio de serviços de assistência técnica e garantir a geração de renda aos beneficiários do projeto.

A área de atuação do projeto inclui as regiões Amazônica, Gurupí e Pindaré, além de cinco terras indígenas (Alto Turiaçu, Araribóia, Awá, Carú e Rio Pindaré) e uma Unidade de Conservação (Reserva Biológica Gurupi).

No total, o Pages vai abranger uma área de 58.755 km², que se estende por 37 municípios e aproximadamente 72% da Floresta Amazônica do estado. O Pages irá beneficiar 20 mil famílias, totalizando 80 mil pessoas, entre agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos indígenas.