8/10/2021 3:17 pm

Governo do Estado investe mais de R$ 695 mil na agricultura familiar da Baixada Maranhense

cf003416-d49f-4031-9d45-cecf77baf568O vice-governador Carlos Brandão esteve em São Bento, nesta terça-feira (5), para assinar investimentos na agricultura familiar e vistoriar as obras da nova policlínica do município. Ao todo, o governo estadual está investindo mais de R$ 1,5 milhão nas duas ações na Baixada Maranhense.

A assinatura de contrato do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) foi realizada no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em São Bento. Por meio do programa, o Governo do Maranhão irá beneficiar 24 associações agrícolas de 16 municípios da região. Mais de R$ 695 mil estão sendo investidos na compra da produção da agricultura familiar dos municípios, que será destinada aos programas estaduais de merenda escolar e segurança alimentar.

De acordo com o vice-governador, já foi investido mais de R$ 6 milhões na agricultura familiar em todo o estado.

“Com esse programa a gente garante que a produção da agricultura familiar possa chegar às prefeituras, para ser utilizada em creches, nos CRAS e nas escolas. O que queremos é fortalecer a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, dar condições para que o produtor rural possa aumentar sua produção”, assinalou Brandão.

a917a1d8-36e7-4cff-9cca-e8db7b24d23bO secretário de Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, também falou da importância do Procaf para a economia local.

“Estamos assinando os últimos contratos do edital geral do Procaf. Essa produção da agricultura familiar vai para a assistência social dos municípios, garantindo comida na mesa de quem está precisando”, avaliou o secretário.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, agradeceu ao Governo do Maranhão pela realização do programa.

“O que o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão estão fazendo aqui em São Bento é dando uma oportunidade a todos os agricultores que foram por muito tempo esquecidos, mas na nossa gestão, com o apoio do Governo do Estado, terão uma assistência muito grande na agricultura do interior”, destacou o prefeito.

Para o agricultor José Raimundo Ferreira, o Zeca, do município de Matinha, presente na cerimônia de assinatura, o governo Flávio Dino tem fortalecido a agricultura familiar.

b0adf825-0d2a-4bb2-a6df-0023c5d3d142“Eu tenho uma associação que completou 25 anos e nunca tinha sido assistida, mas nesse governo tenho recebido essas bênçãos desses programas de agricultura familiar. Não só eu, mas todos da minha associação têm conseguido aumentar o pão na mesa dos seus filhos graças a esses recursos”, afirmou José Raimundo.

Policlínica de São Bento

Após a assinatura dos contratos do Procaf, Brandão também vistoriou as obras da nova Policlínica de São Bento. Realizada pela Secretaria Estadual de Governo (Segov), a obra, orçada em R$ 877 mil, irá adaptar o prédio cedido pela prefeitura para abrigar a policlínica, que vai atender toda a região do município.

Além do vice-governador, participaram do evento o secretário Estadual de Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, o deputado estadual Fábio Braga e os prefeitos dos 16 municípios beneficiados.

FONTE: SECOM