24/11/2021 5:59 pm

Gestores da agricultura familiar do Nordeste articulam ações integradas para 2022

Foi realizada, na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), em Brasília, a reunião da Câmara Técnica (CT) da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, para avaliar as ações desenvolvidas no ano de 2021 e fazer o planejamento de ações para 2022, com base no Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS NE). O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Ronaldo Chaves representou o Maranhão no evento.

Na reunião, foram debatidas a integração dos Sistemas de Inspeção Sanitária para os estados do Nordeste e da junção de ações para minimizar os impactos da seca na produção da agricultura familiar. Também participaram do encontro os gestores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Segundo Ronaldo Chaves, a proposta da Câmara Temática é construir uma unidade nos temas que são de aplicação em todos os estados que compõem o Nordeste. “Discutimos as ações de acesso à água, à terra, apoio a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, bem como, aquisição de implementos agrícolas e as ações de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas no Maranhão, por meio do Sistema SAF”, destacou.

Consórcio Nordeste

A Câmara faz parte do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste e congrega os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Secretário adjunto da SAF, Ronaldo, participa de evento em Brasília - DF.

Secretário adjunto da SAF, Ronaldo, participa de evento em Brasília – DF.

O Consórcio Nordeste tem atuado no sentido de construir uma visão colaborativa o entre os estados consorciados, promovendo compras públicas comuns, busca de investimentos para projetos integradores, dentre outros.