1/10/2021 10:22 am

Agricultura familiar da região metropolitana ganha R$ 270 mil para comercialização de produtos

7f486b2d-bf9c-49c4-9ccc-7035e22776e6Nesta quinta-feira (30), no auditório da secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), nove associações dos municípios da região metropolitana de São Luís assinaram contratos do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), totalizando recursos de R$ 270 mil para comercialização de produtos.

Assinaram contratos quatro associações de São Luís, três de Paço do Lumiar, uma de São José de Ribamar e uma associação do município de Raposa. O Procaf foi criado pelo Governo do Estado e é executado pelo Sistema da Agricultura Familiar, permitindo a compra de produtos da agricultura familiar por dispensa de licitação.

84b49725-1255-4418-acb9-cf96e01b634dPara o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, a assinatura dos contratos do Procaf é uma iniciativa que contribui fortemente com a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares. “É a produção do homem e da mulher do campo que está sendo adquirida pelo Governo do Estado. Esses alimentos serão distribuídos pela assistência social dos municípios, garantindo comida na mesa e segurança alimentar para a população que mais precisa e renda para as famílias rurais”, disse o secretário.

Carlos Cascaes Araujo, presidente União de Moradores Força do Povo, do povoado Arraial, localizado na zona rural de São Luís, agradeceu o Governo do Estado pela iniciativa. “Só quero agradecer e parabenizar o governador Flavio Dino por esse olhar sensível para quem produz e para quem precisa de alimento. Estamos vivendo um momento em que todos estão precisando, tanto quem produz, quanto às famílias carentes, que precisam de alimentos na mesa”.

2742da87-2f54-498f-b22b-7474d83ac933A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, com três associações contempladas no município, disse que o Procaf representa um impulso na economia do município, com cerca de R$ 90 mil reais para os agricultores. “Nossos agricultores terão suas produções valorizadas, com venda garantida e com preço justo, além disso, as famílias que mais precisam terão segurança nutricional e alimentar”, pontuou a prefeita.

Além dos representantes das associações, o evento contou com a presença dos secretários adjuntos da SAF, Ivaldo Rodrigues e Luciene Dias Figueiredo, os vice-prefeitos de Raposa, Márcio Greik e de São José de Ribamar, Júnior Lago, bem como a presidente do Consea-MA, Concita da Pindoba, presidente da Câmara de Raposa, Beka Rodrigues, assessora da Secid, Talita Laci, vereadores de Paço do Lumiar e Raposa.

texto: Claudilene Maia

DATA: 01/01/2021