8/02/2021 4:55 pm

Sistema SAF vai revitalizar agroindústria de polpa de frutas de São Domingos do Maranhão

WhatsApp Image 2021-02-08 at 16.49.04O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), vai beneficiar agricultores familiares do município de São Domingos do Maranhão com a revitalização da agroindústria de beneficiamento de polpas de frutas do município. A demanda foi pleiteada em reunião, nesta segunda-feira (8), entre o secretário da SAF, Rodrigo Lago, e o prefeito de São Domingos, Kléber Tratorzão.

“O empreendimento está sem funcionamento há mais de quatro anos e, por isso, precisa de reparos. Nós iremos revitalizar a agroindústria com os reparos necessários e instalação de câmaras frias possibilitando, dessa forma, condições para que o produtor rural possa beneficiar e agregar valor a seus produtos, principalmente ao fruto do abacaxi onde o município é destaque em produção”, enfatizou Rodrigo Lago.

O secretário destacou ainda que o Governo do Estado prioriza e investe em espaços que ofereçam ao agricultor familiar condições para melhorar e agregar valor aos seus produtos, a exemplo da agroindústria de beneficiamento de mandioca, inaugurada em 2020 na comunidade Viola, povoado de São Domingo do Maranhão. O espaço é gerenciado por mulheres agricultoras e tem fortalecido a cadeia produtiva da mandioca na região.

O prefeito Kléber Tratorzão disse que a revitalização da agroindústria de polpa de frutas será muito importante para a economia do município porque irá gerar trabalho e renda para os produtores rurais. “Os agricultores terão um espaço adequado para beneficiar seus frutos, em especial o abacaxi e, além disso, irão comercializar a produção para alimentação escolar do município”, pontuou o prefeito.