2/02/2021 4:15 pm

Sistema SAF integra Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste

WhatsApp Image 2021-02-02 at 14.52.03O Governo do Maranhão, representado pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, participou juntamente com os integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, do lançamento da Câmara Temática da Agricultura Familiar, primeira Câmara Técnica formada no âmbito do Consórcio Nordeste.

O espaço visa promover a articulação e troca de experiências entre os governos do Nordeste para aperfeiçoar a implementação das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (1º), de forma virtual.

Durante a reunião, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias assinou a portaria n° 01/2021 de 01 de fevereiro de 2021, que institui a Câmara Técnica, cuja formação é composta pelos secretários dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Para o secretário da SAF, Rodrigo Lago, a instalação da Câmara Temática é mais um espaço de extrema importância para o fortalecimento da agricultura familiar do Nordeste e, consequentemente, do Maranhão. “Juntamente com os gestores estaduais do Nordeste buscaremos soluções para desenvolver a agricultura familiar em vários eixos, desde a inclusão produtiva e social, até a comercialização dos alimentos. Avalio que de forma coletiva teremos êxito na missão de induzir o homem do campo a produzir e ter qualidade de vida”, destacou.

O governador do Piauí, Wellington Dias, colocou como meta para os integrantes da primeira câmara temática da agricultura familiar, trabalhar na elaboração de propostas baseadas nas experiências de sucesso de cada um dos estados.

“Temos que pensar nisso como Plano Nordeste. A ideia é construir uma proposta baseada nas experiências positivas para ser replicada entre os nove estados, destacando o uso de novas tecnologias; pesquisas, acesso a mercados internos e externos, bem como implantação de arranjos produtivos que agrega valor aos produtos”, pontuou o governador.

Além do governador do Piauí, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra também participou da ação.