Nesta segunda-feira (19), o Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (Agerp – Iterma – SAF), em parceria com a FETAEMA, lançou o Projeto Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, Formação e Capacitação – PROATEC, no âmbito do Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado.
Por meio de chamada pública, o Governo contemplou a Cooperativa de Serviço e Apoio ao Desenvolvimento Humano e Sustentável Atioro – COPATIORO, com recurso de R$ 899.670,40 com o objetivo de executor assistência técnica para agricultores familiares.
Com o PROATEC, 600 famílias de 12 municípios nas regiões do Alto Turi/Gurupi, Médio Sertão e Tocantina, por meio do PROATEC.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, destacou que o Projeto vai auxiliar na geração de trabalho e renda das famílias que terão ATER.
“O Proatec dentro do Plano Celso Furtado tem como o objetivo a geração de emprego para estas 600 famílias de agricultores e agricultoreas, que receberão açãoes de ATER, e contribuir no processo de produção e na inserção dessas famílias nas compras governamentais,” disse Mendonça.
A presidenta da FETAEMA, Angela Silva, ressaltou sobre o PROATEC. ” O Proatec representa para nossos trabalhadores rurais uma oportunidade de dar continuidade à sua produção, acompanhado de uma Ater levando inovação e orientando a fazer melhor gestão da propriedade,” pontuou.
O presidente da Copatioro, Jaime Miranda, enfatizou a relevância desse projeto. “O Proatec vem levar conhecimento técnico aliado do conhecimento do agricultor, e fomentar as políticas públicas do estado para as famílias produzirem mais e inserir no mercado institucional,” afirmou.
Por meio do Proatec, serão realizadas visitas técnicas, liberação de fomento para os beneficiários investir em sistemas de produção, tecnologias sociais e econômicas.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI