Governo, Sebrae e Senar firmam parceria para expandir agricultura familiar

Assinatura parceria

Assinatura parceria

O Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, firmou nesta terça-feira (28) uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MA) e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), para fortalecer as ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão.

Com a parceria, as instituições irão somar esforços junto ao Governo para expandir e dinamizar as cadeias produtivas, priorizando as cadeias da mandioca e do caju.

O secretário da SAF, Júlio César Mendonça, ressaltou que esta parceria vai impulsionar as ações das cadeias produtivas trabalhadas pelas instituições. “Esta parceria é necessária pois cada instituição, na sua competência, vai agir de forma sinérgica em benefício dos pequenos agricultores familiares,” disse o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, serão priorizadas as cadeias da mandioca, hortifruti do caju e abacaxi, e também açaí/juçara e babaçu. “Só quem ganha são os agricultores, que além de receber Ater por meio da Agerp, será expandido esse serviço com o apoio do Senar,  e tem ainda a melhoria da produtividade e comercialização com o apoio do Sebrae que tem a expertise nessa área,” pontuou.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, o Governo, o Sebrae e o Senar vão atuar conjuntamente para contribuir com a valorização da produção maranhense. “Vamos trabalhar as cadeias produtivas como um todo, e vamos priorizar nesse momento a mandiocultura, que é uma cultura espalhada no Maranhão inteiro e que faz parte da alimentação da população do estado, e a intenção é expandir esta cultura no mercado,” destacou Coelho.

Assinatura protocolo de intenções

Assinatura protocolo de intenções

Presente na ocasião também, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, enfatizou o trabalho do Senar na construção da agricultura familiar mais dinâmica. “Temos que criar ambientes para transformar a vida dos agricultores no campo, essa parceria é um caminho para que as pessoas melhorem de vida. E o trabalho do Senar é esse, ajudar os trabalhadores a crescerem.”

O Sistema SAF é composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão.

Participaram da reunião, o secretário Adjunto de Comercialização, Chico Sales; as superintendentes Railda Pascoal, Ladyane Pinheiro e Viviane Anchieta; o coordenador de Feiras, Gilvan dos Santos.

Fonte: SAF
Data: 28.01.20