28/05/2021 3:46 pm

Governo leva ações do Comida na Mesa ao município de Santa Inês

WhatsApp Image 2021-05-27 at 16.45.09O Governo do Maranhão, por meio do Sistema SAF, realizou, em Santa Inês, nesta quinta-feira (27), várias ações em benefício da agricultura familiar do município no âmbito do Programa Comida na Mesa.

A ação contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão, e do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago.

No município foram entregues cestas básicas do Comida na Mesa com a distribuição simbólica para alguns beneficiários, no sentido de evitar aglomerações e manter os protocolos sanitários.

O vice-governador Carlos Brandão reafirmou a necessidade do Comida na Mesa no enfrentamento da pandemia, devido a muitas famílias estarem desempregadas nesse momento. Ele frisou que as ações do programa auxiliam os que mais precisam.

WhatsApp Image 2021-05-27 at 16.45.09 (1)“O Comida na Mesa foi criado para garantir a segurança alimentar das pessoas, muitas perderam seus empregos e o programa veio ajudar. São três eixos importantes do Comida na Mesa: distribuição de cestas básicas para famílias com baixa renda, garantia de mais uma refeição nos Restaurantes Populares no valor de R$ 1, e distribuição de Vale Gás para 119 mil famílias. Portanto, são ações que atendem a população que mais necessita”, observou o vice-governador.

O secretário da SAF, Rodrigo Lago, enfatizou a importância do programa, principalmente, para a agricultura familiar. “Temos cestas básicas com produtos adquiridos dos agricultores familiares para ajudar na geração de renda desse público. O programa também conta com investimentos na entrega de equipamentos agrícolas para incentivar os trabalhadores rurais, como a entrega dos kits feiras”, comentou.

Para o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, “o Governo do Maranhão fez essa doação de cestas e também do Vale Gás ao município, uma parceria importante que beneficia a população que mais precisa agora”.

Durante a agenda na cidade, foram entregues kits feiras (compostos por barracas, jalecos e outros equipamentos), que visam dinamizar a comercialização dos agricultores familiares locais. Na ocasião, já com as barracas montadas, os agricultores familiares expuseram seus produtos.

WhatsApp Image 2021-05-27 at 16.45.07A agricultora Maria das Neves Ferreira, presidente da Associação Comunitária das Mulheres do Povoado Juçaral do Capistrano, agradeceu ao Governo do Maranhão. “Eu quero agradecer esse incentivo do Governo para a agricultura familiar”, disse.

Sobre o Sistema SAF

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).