Governo inaugura agroindústria de derivados do babaçu em Viana

O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, em parceria com o Movimento Interestadual das Quebradeiras De Coco Babaçu (MIQCB) e Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) inaugura, nesta sexta-feira (26), a Agroindústria de Beneficiamento de Azeite, Mesocarpo e derivados do Babaçu, na comunidade Taquaritiua, em Viana.

O Sistema de Agricultura Familiar é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

Com recursos do Governo do Estado, por meio de Chamada Pública, foram destinados R$ 384.000,00 para adequação da agroindústria comunitária de Taquaritiua, e ampliação, com a construção de um espaço de panificação para a diversificação de produtos oriundos do aproveitamento do mesocarpo e azeite do babaçu. Serão dezoito mulheres quebradeiras de coco trabalhando no grupo da agroindústria comunitária de azeite e mesocarpo de babaçu.

A atividade integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Cadeia Agroextrativista do Babaçu, coordenada pela SAF, que contempla sete municípios, beneficiando diretamente mais de 349 famílias e cerca de 1680 indiretamente, com investimentos que totalizam mais de R$ 1 milhão, destinados aos produtores que exercem a agricultura tradicional e a extração de produtos do babaçu.

SERVIÇO:

O QUÊ? Inauguração da Agroindústria de Beneficiamento de Azeite, Mesocarpo e derivados do Babaçu
QUANDO? Sexta-feira (26), às 9h
ONDE? Comunidade Taquaritiua, em Viana