13/05/2021 10:10 am

Governo do Maranhão inaugura sistema de abastecimento de água e assina PAA em Davinópolis

WhatsApp Image 2021-05-12 at 23.56.22Abastecimento de água de qualidade e comida na mesa. Estas são conquistas garantidas aos moradores de Davinópolis pelo Governo do Maranhão. Por meio do Sistema da Agricultura Familiar (formado por SAF, Agerp e Iterma), a gestão estadual inaugurou, nesta quarta-feira (12), um sistema de abastecimento de água – no povoado Alegria -, e assinou termo de cooperação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com o município. As ações são resultantes da parceria do Governo do Maranhão com a Prefeitura de Davinópolis.

Representando o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão, juntamente com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, e com o prefeito de Davinópolis, Raimundo Coquinho, inauguraram o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no povoado Alegria, que irá beneficiar cerca de 70 famílias rurais da comunidade – com água de qualidade para o consumo e para a produção de alimentos.

“A definição do meu sentimento se resume no próprio nome do povoado, alegria. Uma obra que vai atender mais de 70 famílias no município de Davinópolis, proporcionando mais qualidade de vida e fortalecendo a agricultura familiar. Um avanço que mostra o compromisso da gestão estadual com as pessoas que moram no campo, principalmente as pessoas mais carentes”, destacou o vice-governador Carlos Brandão.

WhatsApp Image 2021-05-12 at 23.56.21A moradora Lenice Pereira expressou a sua emoção com a conclusão da obra tão sonhada pela comunidade. “É muita alegria e muita emoção, não só para mim, mas para toda a comunidade – que sonhava todos os dias em ter água no nosso povoado. Aqui, a dificuldade era grande. A gente pegava água de longe, como antigamente, carregando os baldes na cabeça. Nós nunca iremos esquecer desse dia”, vibrou a moradora.

Ainda como parte da agenda cumprida em Davinópolis, também foi assinado o termo de cooperação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com o município. Um investimento de mais de R$ 58 mil que tem como objetivo, promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Por meio do PAA, o Governo do Maranhão compra produtos diretamente dos agricultores familiares e os alimentos são doados às redes socioassistenciais do município. O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, reforçou que, além de gerar emprego e renda para os agricultores, o programa garante comida na mesa do povo maranhense.

WhatsApp Image 2021-05-12 at 23.58.16“O governo Flávio Dino tem feito um grande investimento na agricultura familiar. Essas ações em Davinópolis são um grande exemplo disso. Além de inaugurarmos o sistema de abastecimento de água, que garante água potável na torneira do homem e da mulher do campo, assinamos o termo de cooperação técnica entre o governo e a prefeitura, para assegurar a adesão do município ao PAA. Uma verba federal, administrada pelo Governo do Estado, que compra a produção da agricultura familiar e leva essa alimentação para a mesa da população que mais necessita”, reforçou o secretário.

O prefeito Raimundo Coquinho agradeceu a parceria com o governo estadual. “Quero agradecer o Governo do Maranhão por ter presenteado Davinópolis, especialmente o povoado Alegria, com essas obras tão importantes para melhorar a vida do nosso povo. E vamos fortalecer essa parceria cada vez mais para trazer mais obras para o município”, disse o prefeito.