Governo do Estado entrega recibos do Cadastro Ambiental Rural e sementes de milho em Paço do Lumiar

CAR

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), realizou nesta sexta-feira (13) a entrega de 162 recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e 300kg de sementes de milho do Programa Mais Sementes e Mudas, nas comunidades Iguaíba e Pindoba, localizadas em Paço do Lumiar.

A solenidade foi promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e contou com o apoio da prefeitura. O CAR é o registro do domicílio rural, garantindo acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da Agerp.

Já o Mais Sementes é um projeto do Governo do Estado do Maranhão sob a coordenação da Sagrima, em parceria com a SAF e Agerp, que tem como meta fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, para garantir o aumento da produção e rendas das famílias rurais.

Sementes

Para o secretário-adjunto da SAF, Chico Sales, com mais essa parceria entre o governo e prefeitura, os agricultores familiares da região passam a viver um novo momento. “Mais um evento de importância para o município, que vem recebendo constantes benefícios em prol das famílias rurais, como a entrega de título de terra e agora com o CAR e as sementes, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de quem vive no campo”, disse o adjunto.

A produtora Maria Conceição de Almeida Ferreira destacou a importância do CAR. “É gratificante para comunidades contar esse excelente auxílio, que vai garantir que nossos imóveis cresçam economicamente, preservando o meio ambiente e abrindo novas possibilidades para todos nós, como acesso ao crédito agrícola”, frisou.

Fonte: SAF
Fotos: Divulgação