3/05/2021 3:20 pm

Governo do Estado entrega mais 12 mil cestas básicas do Comida na Mesa para municípios

Entrega de cestas 03 d emaio (4)O Governo do Maranhão, por meio do Sistema SAF realizou, nesta segunda-feira (3), a entrega de mais cestas básicas aos municípios maranhenses, no âmbito do programa Comida na Mesa. O Comida na Mesa é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), sob o comando do secretário Rodrigo Lago, em parceria com as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e de Governo (Segov).

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

Foram entregues 12 mil cestas básicas distribuídas entre os municípios de Anapurus, Belágua, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Mata Roma, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Vargem Grande.

Entrega de cestas 03 d emaio (1)O governador Flávio Dino afirmou que as cestas serão doadas às famílias que precisam e, ao mesmo tempo, proporciona a injeção de dinheiro na economia, contribuindo na geração de empregos, já que as cestas estão sendo adquiridas no próprio estado.

“Nós olhamos a dimensão sanitária da pandemia, que é muito importante, mas, também, a dimensão socioeconômica. Por isso, estamos avançando com o programa Comida na Mesa mediante um conjunto de ações, entre as quais, essa entrega semanal de cestas básicas para que possamos, junto com os municípios, garantir acesso a alimentação e, ao mesmo tempo, apoiar a agricultura familiar”, destacou Flávio Dino.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, ressaltou que esta é a segunda semana de entrega de cestas básicas às prefeituras, totalizando 20 municípios com cestas garantidas para a população mais vulnerável dos municípios.

“Mais uma entrega de cestas básicas do Comida na Mesa para mais 10 municípios, semana passada beneficiamos outras 10 cidades. As prefeituras ajudarão na distribuição das cestas às famílias que mais precisam. Parte delas é adquirida da agricultura familiar, assim garantimos renda aos agricultores e agricultoras familiares, e comida na mesa do povo do Maranhão”, disse Lago.

Um dos municípios que recebeu as cestas foi Belágua, que faz parte do Plano Mais IDH. O prefeito Herlon Costa disse ser importante esta ação em enfrentamento da pandemia.

Entrega de cestas 03 d emaio (18)“Mais uma vez o governador Flávio Dino sai na frente e está de parabéns porque procura cuidar da maior estrutura que o estado do Maranhão tem, que é o seu povo. Nesse momento da pandemia, que os municípios e cidadãos estão precisando muito, as cestas chegam em boa hora para se somar às ações que já estão sendo feitas aos mais necessitados”, afirmou Herlon Costa.

Estiveram presentes na solenidade, o vice-governador Carlos Brandão, prefeitos das cidades beneficiadas, secretários de estado e outras autoridades.

Comida na Mesa

O programa Comida na Mesa compreende o fortalecimento da segurança alimentar alinhando os eixos de venda de refeição a preços acessíveis, bem como aquisição de alimentos da agricultura familiar, acesso ao gás de cozinha para famílias mais pobres, combinando a doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social e aos desamparados. Serão R$ 180 milhões investidos no programa.