Governo compra produção de comunidades indígenas por meio do Procaf

Galeno Guajajara mostra sua produção

Nesta quinta-feira (28), o Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, AGERP, ITERMA) realizou a comercialização dos produtos da agricultura familiar das comunidades indígenas, por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf). A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Jenipapo dos Vieiras.

No município, estão sendo beneficiados 24 indígenas com recurso na ordem de R$ 65.300,00. Os produtos entregues pelos indígenas foram doados para as famílias cadastradas no CRAS.

Para Galeno Guajajara, da Aldeia Canafistola BR, o PROCAF é um incentivo para quem vive da agricultura familiar. “Eu gosto de trabalhar com a criação de galinhas, porcos e cultivo de hortas. Meu trabalho é feito aqui no meu quintal e todas as terças-feiras eu entrego essa produção na sede do município para as escolas, hospitais e para o CRAS. Nós só temos a agradecer por essa oportunidade”, frisou Galeno.

O Procaf foi criado pelo Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, e visa a aquisição direta da produção da agricultura familiar, por dispensa de licitação, gerando emprego e renda para os agricultores familiares do Maranhão e garantindo a segurança alimentar e nutricional das famílias em vulnerabilidade social.

Doação de Alimentos do Procaf para famílias do CRAS

A secretária Adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo informou que desde o ano passado o Governo vem incentivando a produção das comunidades indígenas. Desde 2018, são realizadas chamadas públicas para a compra da produção dessas comunidades.

“A produção tem que estar conectada à comercialização, porque se não tiver esse canal a produção não é valorizada. Então essa ação do Procaf, que é uma ação do Sistema da Agricultura Familiar, é uma ação que conecta as políticas públicas, pois gera renda para quem produz e segurança alimentar para quem precisa”, pontuou Luciene.

Para o prefeito de Jenipapo dos Vieiras, Moisés Ventura, o Procaf é uma ação que chega para melhorar a vida dos povos indígenas e para movimentar a economia local. “Nós só temos a agradecer esse olhar sensível do governador Flávio Dino pelos povos indígenas. Nosso município tem a maior reserva indígena Guajajara do Maranhão e esse apoio na comercialização vai oportunizar renda para as famílias e, consequentemente, aumento na economia do município.”

Procaf indígena

Participaram da entrega do Procaf a superintendente de Comercialização da SAF, Viviane Anchieta; a assessora do Mais IDH, Karissa de Moraes; a secretária municipal de Assistência Social, Deusilene Pereira; a secretária municipal de Agricultura, Ionete Barros; o representante indígena (COEPI), Rogério Guajajara, bem como os beneficiários do CRAS e os produtores indígenas.