Em Bacuri, 25 cisternas familiares são entregues à população

Cisterna Bacuri

Nesta semana, o Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, em parceria com a Secretaria Municipal de Bacuri, concluiu a construção de 25 cisternas com capacidade de 16 mil litros de água destinadas ao consumo das famílias. Ao todo, foram beneficiados cinco povoados: Estiva, Estrada Nova, Ponta Seca, Juripiranga e Santa Rosa.

O prefeito do município de Bacuri, Dr. Washingnton, destacou que esta é apenas a primeira fase do programa. “Na próxima fase do projeto serão construídas mais 15 cisternas com capacidade de 25 mil litros acompanhada de projetos produtivos com destaque para o cultivo de hortas ou criação de frangos”, declarou o prefeito.

Segundo o prefeito, as famílias que estão sendo contempladas são pessoas que precisam e que estão inseridas no Cadastro Único do Governo Federal.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, frisou que a população mais carente é a que mais sofre com a escassez de água no período de estiagem por não possuírem um sistema de captação e armazenamento de água, e a construção de cisternas é uma saída para garantia de sobrevivência.

Cisterna em  Bacuri

Cisterna em Bacuri

“O Programa Cisternas vem preencher essa lacuna fornecendo água para o consumo básico e um arranjo produtivo que vai dar segurança alimentar e renda às famílias”, destacou o secretário.

O Programa Cisternas é um programa do Ministério da Cidadania executado em parceria com os estados e, tem como objetivo, a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.