Barreirinhas vai sediar maior Feira da Agricultura Familiar do Maranhão

Lançamento Agritec

Nesta terça-feira (15), foi realizado o lançamento oficial da 19ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) dos territórios Munim, Lençóis e Delta, em Barreirinhas. O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Barreirinhas e reuniu representantes dos municípios que participarão da Agritec.

O presidente do STTR, Nivaldo Nunes, destacou que a Agritec vai oportunizar aos agricultores do município e de toda a região o acesso ao conhecimento, somando diversas ações do Governo do Maranhão para fortalecer a agricultura familiar.

“A gente quer agradecer ao governador Flávio Dino por contribuir com o nosso município com várias ações, como a Agritec. Estamos agraciados por estarmos sediando a Agritec e estamos nos esforçando para levar o maior número de homens e mulheres rurais para participar deste grande evento”, afirmou Nivaldo Santos.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, a 19ª Agritec será diferenciada, já que o território como um todo é diversificado em produção e cultura.

Lançamento Agritec

“A expectativa é muito grande. A região tem uma singularidade muito forte onde queremos aliar turismo rural, artesanato e gastronomia. A Agritec dos territórios Munim, Lençóis e Delta será uma grande feira e vai mobilizar toda a região para conhecer o que a agricultura familiar é capaz de produzir, gerar trabalho e renda ao Maranhão”, destacou o secretário.

Barreirinhas é o município com maior número de assentamentos estaduais do Maranhão, por esta razão, a Agritec mobilizará agricultores familiares em busca de formação e informação, como ressaltou o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Raimundo Lídio.

“A 19ª Agritec carrega uma expectativa muito grande e Barreirinhas transcende seus limites. A cidade é a que possui o maior número de assentamentos no estado, totalizando 63, sem contar os assentamentos do Incra. A Agritec é uma política para fortalecer a agricultura familiar por meio de capacitações e uma diversidade de informações” pontuou, o presidente do Iterma.

De 2015 a 2019, foram realizadas 18 Agritecs em 18 municípios. A Feira, que é territorial, oportuniza a comercialização de alimentos produzidos por agricultores atendidos pelo Sistema SAF, exposição de artesanato e produtos de municípios dos territórios, além de exposição de pequenos animais e demonstração de tecnologias simples no espaço tecnológico.

A presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária, Loroana Santana, disse que “esta é mais uma edição e estamos trabalhando para levar capacitações, demonstrar tecnologias  no espaço tecnológico, ou seja, ações que vão beneficiar nossos agricultores”.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar – o Sistema SAF é formado pela SAF, Agerp e Iterma – e conta com parceria da Prefeitura de Barreirinhas, Sebrae, Embrapa, Senar e movimentos sociais.

Lançamento Agritec

A secretária municipal de Agricultura, Conceição França, enfatizou que está será uma das maiores Agritecs já realizadas. “Nós, aqui da Prefeitura, estamos muito felizes em receber a primeira Agritec em Barreirinhas. Queremos agradecer ao governador por ter escolhido esta cidade. Estamos fazendo de tudo para que os nossos agricultores e agricultoras participem deste projeto que só tem a contribuir o desenvolvimento do nosso município”.

A Agritec de Barrerinhas será realizada do dia 6 ao dia 8 de novembro, no antigo aeroporto, é um evento voltado para a socialização de tecnologias para os agricultores familiares do Maranhão. A Feira tem o objetivo de contribuir com a melhoria da produção e renda dos pequenos produtores, além de movimentar a economia local e regional.

Sobre a Agritec

Realizada desde 2015, a Agritec consolidou-se como um dos maiores eventos do setor da agricultura familiar, envolvendo e mobilizando várias Secretarias de Estado e outros órgãos estaduais e setores municipais na prestação de serviços à população.

Somando todas as 18 edições realizadas, mais de 30 mil pessoas foram capacitadas e houve a movimentação de R$ 1,8 milhão em comercialização. Além disso, com as Agritecs foram firmados contratos com instituições financeiras de mais de R$ 25 milhões para agricultores familiares que buscaram financiamento rural.

Fonte: SAF
15/10/2019