Agricultor familiar de Água Doce melhora produção com apoio do Mais IDH

Produção familiar

Produção familiar

À 371km de distância de São Luís, no município de Água Doce do Maranhão, a vida de centenas de famílias de agricultores e agricultoras familiares vêm melhorando ao longo dos anos com o apoio do Plano Mais IDH – eixo produtivo, executado pelo Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma).

O agricultor Joaquim Ronaldo é um exemplo dessas mudanças. Nascido e criado no povoado Angico Branco, filho de pais lavradores, a agricultura familiar é o sustento para criar os dois filhos.

A melhora da vida no campo de Joaquim e sua família começou a ser traçada em 2016, quando uma equipe de técnicos chegou ao município e descobriu que seguindo uma estrada de areia vivia um agricultor batalhador e sonhador. Em uma área de 2 hectares, cultivando de tudo um pouco, Joaquim passou a melhorar aquilo que já tinha. Banana, mamão, macaxeira, feijão, milho, hortaliças são alguns dos produtos cultivados por ele, que este ano, começou a criar suínos.

“Tudo começou quando os técnicos chegaram. Antes, eu não tinha para quem vender em grande quantidade, vendia aos poucos por aqui mesmo. A equipe do Mais IDH me auxiliou, orientou e passei a produzir utilizando as técnicas que eles ensinavam. O apoio técnico foi fundamental,” disse Joaquim.

Joaquim mostra produção

Joaquim mostra produção

Com a orientação técnica, Joaquim já participa de programas de compras governamentais, como o Programa de Compras da Agricultura Familiar (PAA), que visa a compra de alimentos dos agricultores e os produtos doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social dos municípios. Desde 2018 foi inserido no programa que vem auxiliando na geração de renda da família.

“O PAA veio somar na nossa renda. É um programa muito bom que ajuda a incentivar a agricultura familiar, pois eu produzo e sei para quem vou vender e, ainda, ajudar a alimentar pessoas que precisam,” contou.

Este sábado (25) é o Dia do Agricultor Familiar, uma data para celebrar e agradecer aos trabalhadores do campo por colocarem comida na mesa dos brasileiros. Seu Joaquim é um destes agricultores que sustentam a alimentação da população. Para ele, ser agricultor familiar representa tudo na vida.

Família de agricultores

Família de agricultores

“A agricultura familiar para mim é tudo. O nome já diz, é um serviço envolvendo toda a família e não tem coisa melhor do que trabalhar com o que gosta ao lado das pessoas que você ama. Ganhamos juntos o pão de cada dia. Aos companheiros de luta da agricultura familiar, neste nosso dia, a minha mensagem é que vocês nunca desistam de lutar. Se você tem vontade de vencer, você consegue,” frisou Joaquim.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, afirmou que a agricultura familiar é um importante pilar para a economia do Estado.

“Nós somos orientados pelo governador Flávio Dino a apoiar essa atividade e dar condições para que o agricultor possa produzir e comercializar. Nós ajudamos essas famílias com fomento, assistência técnica e ajudando a serem inseridas nos canais de comercialização”, pontuou.

Plano Mais IDH

O Plano Mais IDH é um programa criado pelo Governo do Estado com o objetivo de promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural nos municípios de menores índices de desenvolvimento humano. No eixo da agricultura familiar, o Plano Mais IDH realiza acompanhamento técnico para aproximadamente 9 mil agricultores familiares em 30 municípios.

FONTE: SAF

TEXTO: Samara Andrade

Data: 24/07/2020